Minha foto
Engenheiro Agrônomo, Prefeito de São Vicente (PSB), Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista.

Política e Profissão
Tércio Garcia*

Você consultaria um médico que estampasse em seu cartão uma frase esclarecendo que ele atende como médico, mas a medicina não é a sua profissão?
Por algum motivo, alguns candidatos insistem em afirmar que ser um político profissional não está nos seus planos e usam esta afirmação como algo que os credite para obter mais confiança do povo e, portanto, mais votos.
Sejamos racionais, como pode alguém dedicar-se integralmente a tomada de decisões que interferem nas vidas de milhares de pessoas, como pode alguém dedicar-se, com seriedade, ao estudo das melhores e mais viáveis soluções e ao enfrentamento das questões ligadas a tão diferentes interesses se não dedicar-se profissionalmente ao aprendizado e a aplicação do aprendido?
A cada eleição o povo brasileiro dá demonstrações claras do seu amadurecimento e de que, por conseqüência, a democracia também amadurece e se estabiliza como regime de crescimento e desenvolvimento para o nosso País.
Na próxima eleição não será diferente. O eleitorado brasileiro dará uma verdadeira lição de civismo e de festa democrática, exercitando seu direito e seu dever de votar. O sagrado momento do voto, momento em que todos são iguais, as individualidades são finalmente respeitadas e o peso da decisão é igual para todos independente do sexo, da cor, do poder ou do dinheiro de cada um.
Aqueles que concorrerão aos cargos de Presidente, Governador, Senador ou Deputado, serão então escolhidos pelo seu grau de profissionalismo, pela sua dedicação e comprometimento, por tudo que podem fazer, mas, sobretudo por tudo aquilo que já fizeram. Àqueles que saírem vitoriosos e também àqueles que saírem derrotados, restará a humildade de aprender com as urnas. A cada pleito os eleitores do país mostram-se mais maduros e em melhores condições de escolher conscientemente os homens e as mulheres que profissionalmente dirigirão os seus destinos.
Em cada nível de governo, seja municipal, estadual ou federal, cresce a consciência de que o ser político é aquele profissional que determina o futuro, escolhe em nosso nome, mas sempre segundo os seus critérios éticos e morais. O eleitor compreende que da sua escolha nasce um novo país.
Quando se vota em pessoas de caráter ético duvidoso vota-se em um futuro ético duvidoso. Não há pessoas que distorçam a sua moral ou a sua ética após o ingresso na política. Há sim, políticas distorcidas, ética e moralmente, por homens de caráter fraco escolhidos pelo povo. Quando se apura as escolhas se aponta para um futuro melhor.
A classe política nacional não pode e não deve envergonhar-se da condição profissional que se impõe a quem precisa prestar um bom serviço. O político deve sim ser um profissional da política, integralmente dedicado a ela.
A lição, a cada eleição, deixada pelas urnas é uma clara indicação do perfil que o eleitor pretende para o país. Os profissionais que não souberem fazer a leitura qualitativa dos desejos expressos pelo eleitor, nas urnas, e pautar suas ações e posturas futuras por estas lições, devem abandonar a profissão, buscar outro ofício, caso contrario o eleitor se encarregará de fazê-lo.

*Tércio Garcia é engenheiro agrônomo, prefeito de São Vicente.

1 Comment:

  1. Rodrigo Monteiro said...
    Concordo Tércio.
    Se não formos profissionais no que fazemos, não seremos bons nunca.
    Há tempos que o "mercado" não nos dá mais espaço para pessoas que não sejam profissionais.
    Obrigado pelo seu empenho no desenvolvimento de nossa cidade.

Post a Comment